Contabilidade 21 DE Maio DE 2020

Como construir a cultura de sua empresa?

Esse artigo aqui dá continuidade à sequência de textos sobre Planejamento Estratégico que estamos fazendo. Ele visa clarear o que é um código de cultura, trazer exemplos de códigos de algumas empresas e sugerir exercícios para você construir o seu!

Este texto faz parte de uma série de quatro artigos:

●1º - Planejamento Estratégico

●2º - Cultura Empresarial

●3º - Metodologia OKR

●4º - Ritos de Gestão

1. O que é Cultura?

A cultura é aquilo que acontece quando o chefe não está presente. Ela é a forma como as pessoas agem, como elas respondem umas às outras, como mandam um e-mail ou como atendem uma ligação. Toda empresa tem a sua cultura, ela é a soma de tudo o que acontece. Ela é definida pelas pessoas que você contrata e evidenciada pelas pessoas que você promove e mantém em sua empresa.

A palavra cultura remete a algo que um grupo de pessoas compartilha. Entende-se por cultura organizacional a essência de uma empresa, expressada pela maneira como ela faz seus negócios e trata seus clientes e colaboradores. É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de valores, normas e atitudes compartilhadas pelos membros da organização. Ou seja, são os princípios que exprimem a identidade da organização.

Uma cultura empresarial é formada por diversas camadas, e os seus valores e crenças estão bem intrínsecas na empresa, em suas estratégias, hábitos, rotinas e maneiras de trabalhar. Por isso é tão difícil transformá-la em um curto prazo. Em um primeiro momento de uma empresa, é muito comum que os valores de sua cultura sejam formados pelos princípios e crenças do seu fundador. Mas, com o tempo, a definição da cultura organizacional vai sendo formada no dia-a-dia, através do que a empresa e todas as pessoas envolvidas em seus processos compartilham, principalmente aspectos interligados aos demais líderes. 

2. Exemplos de Cultura

a) Nucont

No Nucont, são 6 itens da cultura. Quando montamos nossos primeiros itens da cultura, o CEO do Nucont, Luis, gravou um vídeo para explicar nossa cultura para todos os candidatos. Hoje, todos que se candidatam ao processo seletivo assistem a este vídeo. Os itens da cultura do Nucont são: 

1. Brilho no Olho - Propósito é maior que qualquer obstáculo. Comportamentos que validam: - Estar no flow/ Não vê o tempo passar - Automotivação - Bom humor - Positividade/ Otimismo - Ama o que faz/ faz o que Ama 

2. Sangue no Olho - Se você quer o topo, suba a montanha. Comportamentos que validam: - Dedicação/ Empenho - Força de Vontade - Treina, treina, treina - Vai com medo mesmo (Coragem) - Osso maior do que a boca (Ambição) 

3. Questione o Status Quo - Know the rules. Break the rules. Comportamentos que validam: - Questiona - Inova - Toma decisões difíceis - Assume riscos - Arrisca a própria pele 

4. Compromisso com a Entrega - Do or do not. There is no try. Comportamentos que validam: - Questiona - Inova - Toma decisões difíceis - Assume riscos - Arrisca a própria pele 

5. Sei que nada sei - Conhece-te a ti mesmo Comportamentos que validam: - Humildade/ Autoconhecimento - Autenticidade - Aprende e Ensina - Curioso 

6. Frescobol - Quando um erra, o outro ajeita. Comportamentos que validam: - Relacionamento para a vida toda (Jogos Infinitos) - Ganha-ganha - Adapta-se ao outro (Empatia) - Não fica de mimimi (raiva, mas não raivinha) - Resiliente e Anti-Frágil 

b) Mélliuz

A cultura da Mélliuz é composta por sete princípios e eles são divididos em três blocos: time, clientes e atitudes. Os itens da cultura do Melliuz são:

TIME 

1.Equipe fora da curva

2.Grande família

3.Espírito empreendedor

CLIENTES

1.Ganha-ganha-ganha

2.Clientes para a vida toda

ATITUDES

1.Nada é impossível

2.Priorize e simplifique 

c) Resultados Digitais

A Resultados Digitais tem um documento muito bem estruturado sobre sua cultura. São 70 páginas para traduzir exatamente o que eles entendem como a cultura RD. Os itens da cultura da RD são:

●A Team

●Excellence

●Lean

●Out-Teach

●Data Driven

●Customer First 

 

 

3. Exercícios para Definição da Cultura

A seguir encontra-se um exemplo que vai te auxiliar a definir a cultura da sua empresa, basta seguir os passos:

1.Pesquise. Leia. Entenda. Vejam os exemplos.

2.Faça um brainstorming você com você. Escreva:

○Quais são os comportamentos que você admira?

○Quais são os comportamentos que você fica p*** de raiva?

○Como você traduziria isso em palavras (de 4 a 10)?

3.Entreviste os líderes da empresa. Dos sócios aos gerentes e passando também por pessoas influentes.

○Faça as mesmas 3 perguntas do item anterior.

4.Faça um fechamento buscando as interseções e as uniões do que você fez e do que os líderes disseram.

5.Escolha os itens da cultura

○Não passe de 10. Sendo de 5 a 7 o ideal. Lembre-se que o difícil é fazer simples.

6.Defina os comportamentos que validam e que refutam cada um dos itens.

7.Lembre-se que os itens da cultura não é o que você desejaria que fosse. É o que é.

○Se tem um item que você gostaria que estivesse na cultura de sua empresa, mas não se faz presente. Coloque como meta adicionar tal item na cultura para daqui 3 meses e defina uma série de ações.

○Por exemplo, se você quer adicionar o item "Data-driven", ou seja, que as decisões sejam sempre guiadas por dados, por números, seja "o louco" dos dados. Quando alguém disser "Bom dia!" pergunte: "Quais dados você tem para dizer que é um bom dia?" rsrs. Não deixe nenhuma decisão em sua empresa não ser pautada por dados. Não deixe nenhuma reunião acontecer sem dados. Depois que essa cultura estiver enraizada, aí sim está pronto para fazer parte da seleta seleção dos Itens da Cultura de sua empresa.

8.Monte um storytelling e uma boa apresentação para levar a sua equipe.

9.Faça uma apresentação para todos.

10.Lembre-se: cultura é igual banho, tem que tomar todo dia. E tem que cuidar sempre. 

4. Conclusão

A cultura de uma empresa é muito importante e não se reflete apenas na entrada de novos colaboradores, mas também em como a empresa vive a sua rotina e como as pessoas se entregam para atingir os seus resultados. Ela tem influência direta na maneira como uma empresa funciona e é gerenciada. Inclusive, nosso próximo assunto é sobre uma metodologia de gestão, que tem resultados muito positivos quando uma empresa possui uma cultura sólida e forte, que é aplicada nos processos internos e externos.

Então eu te convido a analisar a sua empresa e tentar identificar os itens de cultura dela. Quais são as características que as pessoas que trabalham aí tem em comum? O que é valorizado nos candidatos em um processo seletivo? Qual a imagem que a empresa passa para o mercado e para as pessoas que têm contato com ela?

Anote as suas percepções e divida elas com a sua equipe, deixe com que eles opinem e ouça o que eles pensam sobre o assunto. Solidifique e fortifique a sua cultura e seja reconhecido por ela, assim como falamos do Google no nosso texto da semana passada. Até o próximo texto! 

  De quem se importa com a saúde da sua empresa, 

Arthur Tadiotto Monticelli

Ativo Assessoria Contábil  

Desenvolvido por Saulo Lara Espindola, Analista de Customer Success no Nucont